terça-feira, 13 de novembro de 2012

Xô, poros dilatados!


Assim como a flacidez e as linhas de expressão, os poros dilatados estão no topo da lista de problemas mais odiados pelas mulheres. Os desagradáveis furinhos no rosto acontecem porque para cada pelo existente no corpo, há um poro correspondente na pele. Os poros funcionam como um dreno e a sujeira e óleo na epiderme são eliminados por esse delicado sistema de drenagem. “Quando esses poros obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas no folículo piloso”, diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas.
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, a região central do rosto (testa, nariz, parte central das bochechas e queixo) é a mais vulnerável ao aparecimento de poros dilatados. Isso porque nesse local, as glândulas sebáceas são tradicionalmente mais ativas e maiores, especialmente nas peles oleosas e mistas. “Quanto mais madura a epiderme, maior a tendência a estes orifícios mostrarem-se indefinidamente dilatados. As glândulas sebáceas tendem a crescer com o passar do tempo, especialmente no nariz, onde a dilatação dos poros alcança sua maior expressão”, completa a profissional.

Evite!
Para ficar longe do problema, faça higienizações frequentes e adequadas para seu tipo de pele e esfoliações, além de se proteger do sol. Um rosto que está sempre precisando de um lenço de papel, uma lavadinha para refrescar e retoque do pó compacto pode ser candidato ao aparecimento de poros sempre visíveis demais. “Esqueça os sabonetes fraquinhos, neutros, do tipo hidratante ou suave para bebês. O ideal é usar o forte e eficiente que limpe em profundidade. Escolha os que são à base de ácido salicílico, piroctone olamina ou derivados do enxofre. Em seguida, use o adstringente”, revela Ligia.
Em relação às maquiagens, escolha os produtos certos: base líquida oil free, corretivo para olheiras seco em bastão e pó facial solto ou compacto, na cor translúcida (indispensável para fixar a maquilagem). Blush e sombras sempre em pó (nunca em cremes) e a máscara de cílios deve ser à prova d’água para que permaneça o dia todo, sem borrar. Batons de acabamento seco (mate) são perfeitos.
Tratamento
Caso opte por fazer o acompanhamento com dermatologista, poderá usar fórmulas de ácido retinóico uma semana por mês, descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros. O profissional avaliará a possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoina – que faz enorme diferença na pele oleosa e mista, tornando-a praticamente normal. Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinóico, em concentrações maiores aplicados nas clínicas dermatológicas periodicamente (cada um ou dois meses ) é um método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

Créditos
Dermatologista Ligia Kogos 
Dermatologista Fernando Passos de Freitas 

Fonte: Site alemdabeleza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário