sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O alimento que você consome em casa é seguro?


As doenças transmitidas por alimentos - DTAs são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Para evitar esse tipo de contaminação, devemos iniciar os cuidados com a alimentação já no supermercado. Por isso, antes de comprar um produto, sempre verifique a embalagem, que deve estar intacta e não compre latas de alimentos que estejam estufadas ou enferrujadas. Lembre-se de consultar o prazo de validade do produto.


Inicie suas compras pelos produtos não perecíveis e por último os produtos perecíveis que necessitam de refrigeração, como carnes e lácteos, assim, você evitará que os produtos fiquem abaixo da temperatura ideal.



Para reduzir os riscos de contaminação, as frutas e hortaliças que serão consumidas cruas devem ser higienizadas corretamente. Retire folhas e partes deterioradas, no caso de vegetais folhosos lave folha por folha em água corrente e as frutas e legumes, lave um a um. Coloque em solução clorada e enxague em água corrente. Para água sanitária a diluição indicada é 200ppm (1 colher de sopa para um litro) por 10 minutos, para produtos específicos, utilize a recomendação do fabricante que consta no rótulo. Coloque em recipiente tampado e mantenha em refrigeração até o momento que for utilizar.

A água utilizada para o preparo de alimentos deve ser potável, evitando riscos de contaminação, por isso, esteja sempre atento às condições de limpeza de sua caixa d?água.

Higienize embalagens como caixas de leite e latas antes de utilizar. E após abrir a embalagem verifique as recomendações do fabricante em relação à armazenagem e prazo de validade após aberto.

Faça a escolha e separação de grãos como arroz e leguminosas como feijão, evitando perigos físicos, como pedras, pedaços de madeira.

O cozimento é uma etapa muito importante para eliminação de microrganismos, por isso, não consuma carnes e ovos crus ou mal passados.

Cuidado com a temperatura dos alimentos! Alimentos prontos não devem permanecer em temperatura ambiente por período superior a 30 minutos, pois aumentará a proliferação de microrganismos. Além disso, não descongele alimentos em temperatura ambiente, o ideal é que o alimento permaneça em refrigeração tempo suficiente para descongelá-lo, se precisar utilizar um alimento congelado imediatamente, utilize o micro-ondas.

Armazene os alimentos corretamente. Na geladeira, reserve as prateleiras superiores para as preparações prontas para o consumo, prateleiras do meio para alimentos pré-preparados e as prateleiras inferiores para alimentos crus. Evite abrir a geladeira quando não houver necessidade evitando alterações na temperatura.

Com algumas mudanças em seu dia a dia, você garantirá a qualidade dos alimentos à mesa!

Fonte: dietaesaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário